siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700
5 tendências em tecnologia na construção civil que tendem a aquecer o mercado em 2023

5 tendências em tecnologia na construção civil que tendem a aquecer o mercado em 2023

De acordo com um levantamento feito pela Prospecta Analytica, a expectativa de crescimento do setor de construção civil é de 4,5% em 2023. A previsão é otimista devido a estabilidade do preço dos materiais de construção e a melhora da economia do País. Ainda conforme o levantamento, as reformas de casas e construções de residências também tendem a avançar. Outro fator positivo é a volta do programa de habitação popular do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, que contribuirá para a geração de empregos e para o fortalecimento de algumas novidades no mercado, como o avanço da tecnologia no setor.

Entre as novidades, as principais tendências tecnológicas estarão focadas em BIM, integração de dados e projetos, industrialização, engenharia de custos e replanejamento em tempo real. Veja mais detalhes a seguir: 👇

  1. Building Information Modeling (BIM)

O BIM é a metodologia adotada na construção civil que mais ganhou força nos últimos anos. Inicialmente, era vista apenas como uma aposta, depois se tornou, além de uma realidade, lei no Brasil em 2021. A partir disso, todos os projetos criados para órgãos públicos devem, obrigatoriamente, implementar a metodologia BIM em seus projetos, visando a precisão, segurança e transparência das informações que ela levanta.

Com essa tecnologia, é possível obter transparência com a troca de informação entre o projeto e as ações que ocorrem no canteiro de obras, tornando este recurso fundamental para o andamento do projeto. A adesão ao BIM 4D e 5D garante a integração de dados desde a concepção do projeto, melhorando completamente a eficiência da obra, além de gerar previsibilidade às atividades, insumos necessários e mais produtividade de mão de obra.

  1. Integração de dados entre projeto, planejamento e canteiro

Integrar as informações do projeto, planejamento e canteiro permite que a obra seja mais produtiva, objetiva e precisa. Desta forma, esta tecnologia em dados tem sido essencial no setor da construção civil, melhorando significativamente a produtividade no canteiro e a exatidão de informações no que se refere ao planejamento versus execução do projeto, otimizando todo o andamento da obra.

  1. Industrialização dos processos construtivos

O uso de softwares deixou de ser apenas uma alternativa e se tornou indispensável no setor da construção civil. Isso ocorre porque o processo tecnológico visa somar não somente nas criações de projetos, mas também na execução deles. A partir disso, torna-se fundamental que inovações continuem surgindo no nicho e industrializando o processo constitutivo, com a finalidade de promover mais rapidez, agilidade, precisão e segurança aos processos e fatores que envolvem uma obra. Ademais, a industrialização também promove a chegada de partes prontas no canteiro, otimizando todo o processo de construção.

  1. Engenharia de custos como processo de gestão da construção

Outra tendência tecnológica que veio para somar na construção civil em 2023 é a Engenharia de Custos, que envolve, no geral, quatro pilares: realização do orçamento; elaboração do cronograma financeiro e do do fluxo de caixa; coordenação dos custos; ajustes necessários para adequar a realidade ao orçamento inicial. Trata-se de uma metodologia que está sendo cada vez mais aderida e valorizada no mercado e que tem como finalidade melhorar e otimizar a gestão de processos construtivos.

  1. Replanejamento em tempo real com apontamento do canteiro de obras

Para conquistar o melhor aproveitamento de uma obra, dependendo do tamanho dela, torna-se indispensável monitorá-la em tempo real, através do acompanhamento das ações nos locais em que são realizadas as operações de apoio e execução das obras – áreas fixas e temporárias – visando garantir, desta forma, que nenhuma falha aconteça. Esta tendência para 2023 envolve o replanejamento em tempo real com apontamento do canteiro de obras, contribuindo diretamente para a previsibilidade das operações.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos em primeira mão sobre as novidades e tendências da construção civil. 🙂