A tecnologia do setor da construção na utilização do cimento e concreto é apontada como sendo a solução que otimiza processos, reduz prazos e eleva a qualidade das edificações em todo o país.
Embora o setor da construção civil sempre seja alvo da necessidade de modernização urgente visando a retomada de um crescimento mais amplo, as soluções baseadas em cimento e concreto seguem mostrando-se fundamentais para tornar o setor mais eficiente e competitivo sem perder o foco na industrialização, sustentabilidade e inovação.
A impressão 3D em concreto, por exemplo, é uma inovação promissora para obras de pequeno porte e habitação social. Com esse tipo de impressão, o setor da construção civil consegue reduzir significativamente o tempo de obra e desperdício de materiais. Uma tecnologia que vem revolucionando a maneira de construir, principalmente em regiões que exigem soluções mais rápidas e de custo baixo.
Algumas moradias construídas pelo Governo do Estado de São Paulo, no modelo CDHU, foram feitas em apenas quatro dias para a impressão das peças, mais dois dias para montagem e um total de 20 dias até a entrega final da construção.
Outra inovação são os kits pré-montados e sistemas off-site, que transferem parte significativa da obra para o ambiente industrial. O canteiro de obras vai se tornando um ambiente mais industrializado a partir da adoção de kits hidráulicos, elétricos e estruturais que trazem mais previsibilidade, qualidade e segurança ao processo construtivo.
Porém, o uso do concreto e do cimento segue sendo fundamental e sempre uma primeira opção. Inclusive, dependendo do tipo de concreto utilizado é possível criar painéis vazados, curvos e até torcidos, que podem deixar a construção mais leve, padronizando a qualidade e encurtando os cronogramas, além de reduzir o impacto ambiental no canteiro de obras.
O cimento e o concreto também seguem tendo um papel estratégico neste processo de inovação do setor, principalmente em projetos com foco em sustentabilidade. Isso porque, estes materiais têm versatilidade e desempenho técnico que permitem inúmeras aplicações inteligentes e, se aliados à tecnologia, tornam possível o avanço na produtividade priorizando a sustentabilidade.
Diante disso, fica claro que o futuro da construção civil passa pela industrialização e pelo uso inteligente de materiais tradicionais em processos inovadores, sem perder de vista de que o cimento e o concreto continuam sendo a base da construção.
A SITI segue acompanhando todas essas transformações e inovações que o mercado da construção civil recebe e está comprometida em também alinhar às tecnologias do setor aos nossos equipamentos e máquinas.
Para ter mais informações, converse com nossos consultores hoje mesmo e conheça mais de nossos diferenciais e da qualidade SITI.