O ano de 2025 promete boas perspectivas para o setor da construção civil e, neste artigo, trazemos dados da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que apontam um crescimento contínuo a partir de 2025 e pelos próximos anos também.
De acordo com a pesquisa da Firjan, o setor da construção civil em 2025 receberá excelentes investimentos vindos de aportes de recursos em projetos estruturantes, como mobilidade urbana, saneamento e concessão de rodovias e outros recursos financeiros para o setor de moradias.
Principalmente, por conta do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, a geração de empregos será impulsionada ampliando o desenvolvimento do setor da construção civil.
Nos próximos parágrafos, vamos pontuar algumas novas tecnologias que serão adotadas, além das práticas sustentáveis, para 2025 em diante. Acompanhe conosco.
Construção civil: principais tendências para 2025
Preocupação com a sustentabilidade, tecnologias inovadoras, contextos econômicos mundiais, novas técnicas construtivas, enfim… são muitos os fatores que vão alternar as demandas do segmento da construção civil refletindo desde os consumidores até nas construtoras e fábricas do setor.
Uma das tendências para o setor da construção civil em 2025 será a busca por materiais de construção mais sustentáveis, como concreto reciclado, madeira certificada, tijolos ecológicos e biodegradáveis, entre outros. O objetivo é diminuir os impactos ambientais dos projetos atendendo às demandas por construções mais eficientes e que incorporem à natureza.
Outra tendência é a integração de tecnologias em prol da inovação na construção civil, como, por exemplo, a internet das coisas, sistemas de automação e plataformas de gestão de obras em tempo real.
A adoção de tecnologias, como a Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês) contribui para a digitalização do canteiro de obras. Novas ferramentas voltadas ao Design Virtual e Construção (VDC, em inglês) também melhoram o planejamento, aprimorando os projetos antes que saiam do papel.
Uma das boas expectativas para o setor da construção civil em 2025 são as construções modulares e pré-fabricadas estão conquistando espaço e ganhando a preferência dos consumidores e isto tem um bom reflexo para a construção civil porque traz um aumento de eficiência, redução de custos e menos impacto ambiental, também auxilia na eliminação de desperdícios e reduz o consumo de energia elétrica.
Outro benefício das construções modulares e pré-fabricadas é que os materiais para esses tipos de obras tornam o andamento dos projetos mais ágeis, reduzindo prazos de entrega e também o custo geral da obra.
As tecnologias inovadoras também impulsionam a construção civil, em 2025
Uma forte expectativa para a construção civil, a partir do ano que vem, é a ampliação do uso da IA (Inteligência Artificial), visto que o aprendizado de máquinas será, cada vez mais, utilizado para monitorar obras em tempo real.
Com o uso da Inteligência Artificial será possível otimizar orçamentos e prazos, além de melhorar a qualidade e o controle de processos e otimizando a capacidade de previsões orçamentárias, de prazos e de métricas de acompanhamento e, claro, do controle de qualidade.
Monitorar as tendências do setor da construção civil em 2025 é fundamental para quem atua neste segmento para que possa analisar quais investimentos devem ser feitos a fim de se manter competitivo neste mercado tão promissor e em constante transformação.
Pronto. Agora que você já sabe algumas das principais expectativas para o setor da construção civil em 2025 é hora de buscar por melhores equipamentos, que sejam mais tecnológicos, eficientes e otimizem tempo assegurando a qualidade dos insumos e do resultado final.
As betoneiras e centrais dosadoras fabricadas pela SITI atendem todas estas, além de outras demandas, da construção civil seguindo as perspectivas do setor para 2025. Fale hoje mesmo com nossos especialistas e tenha a qualidade SITI no seu canteiro de obras.
Se você gostou dessas orientações, compartilhe esse artigo com quem você conhece e continue por aqui navegando no nosso site.