siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700

Conheça nossas dicas para gerenciar, eficientemente, a frota de equipamentos

Se a sua empresa tem uma frota de equipamentos, chegou o momento de entender como pode ser feita gestão eficiente dessa frota. Confira agora nesse artigo.

Priorizar a gestão de frotas é uma medida que já deve ser de praxe nas empresas, mas se o seu negócio ainda não tem esse cuidado saiba que a partir dele é sua empresa conseguirá aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar o desempenho. 

Por isso, este artigo vai te ajudar a entender o que é a gestão de frotas e qual a importância de geri-la com eficiência. Trazemos quatro dicas práticas para 

para gerenciar, eficientemente, a frota de equipamentos da sua empresa. 

Continue lendo e acompanhe todas elas nos próximos parágrafos. 

Entenda o que é a gestão de frotas? 

Quando uma empresa tem vários veículos é fundamental que seja feita a gestão dessa frota e de maneira eficiente envolvendo o planejamento administrativo e operacional.  

Isso porque, a gestão de frota eficiente vai garantir que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente e tal medida evitará prejuízos e contribuirá para a segurança dos trabalhadores. 

Sem contar que a gestão eficiente da frota de equipamentos impacta diretamente no ganho de vida útil deles, porque as manutenções podem ser programadas conforme as necessidades, evitando gastos desnecessários. 

Agora, confira as quatro dicas que trazemos, nesse artigo, para sua empresa fazer o gerenciamento eficiente da frota de equipamentos

  1. Invista em planejamentos logístico e operacional 

Neste tipo de planejamento deve-se coletar e analisar todos os dados, sejam eles internos ou externos, e a partir daí definir algumas metas que sejam coerentes com o porte da empresa. 

Também é válido identificar pontos de melhorias contínuas, sempre ajustando estratégias e evitando imprevistos. 

  1. Faça sempre manutenções preventivas 

Os equipamentos de frotas trabalham sempre no máximo de suas exigências e isso faz com que seja priorizado um plano de manutenções preventivas. Elas precisam identificar prováveis problemas nos equipamentos para que sejam reparados antes, evitando reparos mais caros ou, até mesmo, a necessidade de troca desses equipamentos

  1. Esteja atento à calibração dos pneus 

Esse cuidado garantirá mais produtividade e segurança dos equipamentos quando estiverem em uso. Isso porque, ao calibrar os pneus de modo correto a taxa de consumo dos combustíveis fica reduzida. Por isso, a gestão eficiente da frota de equipamentos considera também incluir a calibragem dos pneus. 

  1. Gerencie a disponibilidade dos equipamentos 

Direcionar a gestão eficiente dos equipamentos precisa ser uma medida assertiva. Isso porque, o ideal é que cada equipamento esteja disponível no momento correto que for necessário e para atuar na operação certa. 

Portanto, caberá ao gestor da frota gerenciar a disponibilidade de cada equipamento e destiná-lo para cada tipo de serviço necessário. Assim, é fundamental ter conhecimento das rotinas que serão cumpridas nas semanas seguintes a fim de preparar os equipamentos que serão necessários. Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como gerenciar eficientemente a frota de equipamentos da sua empresa. Compartilhe com quem também precisa conhecê-las e conheça mais sobre a SITI navegando, aqui, pelo nosso site

Veja mais notícias