siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700

Entenda quais são os tipos de concretos para a construção civil

A construção civil agrupa os mais variados tipos de concretos, sendo que cada um deles serve para determinados projetos de construção civil. Veja, nesse artigo, as principais tipagens de concreto que há no setor.

Na construção civil, o concreto é uma das substâncias mais fundamentais na construção civil por ser um material durável, versátil e resistente. Porém, precisamos pontuar que existem vários tipos de concretos com as mais diversas propriedades, sendo todas específicas para atender às mais diferentes necessidades de cada projeto. 

Por isso, nesse artigo, trazemos algumas das principais diferenças entre os tipos de concretos, além das características de cada um deles e em quais projetos da construção civil eles estão indicados. Boa leitura! 

Construção civil: entenda quais são os principais tipos de concreto

Isso mesmo, cada tipagem de concreto proporciona uma solução adaptada às mais variadas condições de cada obra na construção civil. Portanto, é primordial fazer uma escolha cautelosa do concreto a fim de assegurar a durabilidade e satisfação de uma construção. Então, veja, agora, quais são os principais tipos de concretos

  • Concreto convencional (ou tradicional)

Esse concreto é a forma mais comum utilizada na construção civil. Três ingredientes principais estão na sua composição: cimento, agregados (areia e brita) e água. A partir dessa mistura, obtém-se um material resistente e durável, amplamente utilizado numa variedade de aplicações de construções civis. 

  • Concreto de alta resistência (CAR)

Já esse é de alta resistência (CAR), pois incorpora uma proporção menor de água em comparação com o concreto tradicional, tendo uma resistência bem maior à compressão. Geralmente, ele é aplicado em estruturas como pontes e viadutos; estruturas para cargas pesadas e em projetos que exigem muito mais durabilidade. Além disso, o concreto de alta resistência tem menor densidade em seções grandes e permite reduzir as colunas e pilares, permitindo maior espaço útil. Também existe o CRAR (concreto retratado de alta resistência) que tem uma resistência excepcional e redução de fissuras. 

  • Concreto leve

Eis aqui uma variante do concreto convencional. O concreto leve incorpora agregados leves em sua composição e isso produz um material mais tênue em comparação ao concreto tradicional. Esses agregados leves podem incluir materiais, como argila expandida, perlita, vermiculita ou esferas de poliestireno expandido.

  • Concreto pesado

Esse tipo de concreto é uma variação especial do concreto tradicional que incorpora agregados de alta densidade em sua composição, como magnetita, barita, hematita ou outros minerais pesados, que são introduzidos na mistura para aumentar a massa específica do concreto, tornando-o mais denso e pesado em comparação ao concreto comum. 

  • Concreto de alto desempenho (CAD)

Ele contém aditivos especiais para melhorar a resistência, durabilidade e manuseio da mistura. Logo, o concreto de alto desempenho apresenta boa resistência inicial e mantém propriedades mecânicas superiores. Esse concreto é uma opção que sempre está indicada para estruturas e projetos submetidos às condições ambientais adversas e mais desafiadoras.

  • Concreto pré-moldado

Esse concreto é fabricado em peças previamente produzidas fora do local da construção, como painéis, lajes e vigas que são moldados em instalações especializadas. Por isso, costuma ser utilizado em construções que demandam eficiência ou em casos que necessitam de menos tempo para construir no local.

  • Concreto autoadensável (CAA)

Ele tem alta fluidez e se auto adensa, preenchendo formatos difíceis, sem necessidade de vibração, o que diminui a necessidade de mãos-de-obra especializadas. 

  • Concreto colorido

Nesse caso, são adicionados vários pigmentos à mistura para que ela tenha cores diversas, tornando-se uma opção bem indicada para projetos de calçadas, praças e jardins.

  • Concreto de fibra reforçada e de permeabilidade controlada

Esses dois tipos de concretos incorporam fibras de aço para melhorar a resistência e tenacidade, reduzindo a propagação de fissuras enquanto o concreto de permeabilidade controlada permite a passagem controlada de água, favorecendo a drenagem. Essa opção reduz o escoamento superficial e promove o controle eficiente de enchentes.

  • Concreto projetado (ou Shotcrete)

Ele é aplicado por jatos de alta pressão, que estimulam a aderência imediata em superfícies verticais ou inclinadas, como túneis, por exemplo. 

  • Concreto com fibras de polipropileno ou termoacústico 

Esses concretos têm fibras de polipropileno em sua composição, diminuindo a fissuração causada por retração e temperatura. Geralmente, é indicado para pavimentos e peças pré-fabricadas. Já o concreto termoacústico é produzido para isolamento. Seus materiais são leves e isolantes promovendo conforto térmico e acústico ao ambiente.Viu? Quantos tipos de concretos existem no segmento da construção civil? Agora que você já tem um pouco de conhecimento sobre esse material é hora de escolher as betoneiras que irão produzi-lo com qualidade e eficiência. Fale hoje mesmo com os especialistas da SITI!