Se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso do concreto branco na construção civil, saiba que ele trouxe muita inovação para o setor e vem ganhando cada vez mais espaço nas obras públicas e de porte maior
Combinar funcionalidade e estética é um dos desafios da construção civil, que é um dos setores da economia brasileira que não para de evoluir. E um dos exemplos de toda essa evolução em busca de inovação é o concreto branco, que oferece características que tornam os projetos de arquitetura únicos e marcantes.
Embora ele seja pouco usado no Brasil, o concreto branco pode ser visto em obras de grande porte e até em pequenas peças pré-moldadas. E a sua maior excelência deve-se ao fato de o acabamento da edificação ser a própria superfície concretada.
Neste artigo, você saberá mais sobre a inovação que esse tipo de concreto traz para o setor da construção civil, seja em obras públicas ou particulares. Acompanhe nos próximos parágrafos.
Concreto branco: conheça as características desse material
Não há muitas publicações que expliquem sobre as propriedades do concreto branco, mas algumas informações podem ser consultadas na NBR 12989. No geral, vê-se que muitas das características dele se assemelham às do concreto convencional.
O concreto branco também é resistente podendo, inclusive, ser igual ou até superior ao concreto cinza, o que permite a criação de grandes vãos.
Ou seja, esse tipo de concreto é feito a partir do cimento branco estrutural. Na composição do concreto branco temos o calcário e a areia, que precisa ser naturalmente clara. E os agregados, como argila e rocha – inertes de mármore, granito e outros. Cada um desses componentes influenciará nas propriedades do concreto.
No entanto, é fundamental que não tenha nenhum tipo de matérias-primas contendo óxidos de ferro ou manganês, pois são elas que dão ao cimento convencional o tom da cor cinza.
No concreto branco quais são as principais vantagens?
Elas são várias, porém vamos pontuar, aqui, as principais delas:
- Baixa manutenção e alta durabilidade;
- Não precisa de pintura e nem de outro tipo de revestimento;
- A estrutura do projeto permanece na tonalidade mais clara;
- A manutenção pode ser feita apenas com água e sabão neutro.
Vale ressaltar que o concreto branco tem aspecto mais agradável e higiênico, por isso, ele é tão preferido nas obras públicas, ambientes médicos, museus e outros locais públicos.
E ele ainda tem a capacidade de refletir melhor a luz solar, o que contribui para manter a temperatura adequada no interior das construções. Mas se a ideia é pintar as paredes com outras cores, saiba que a base branca garante melhor homogeneidade de textura e pigmentos, fazendo combinações estéticas mais bonitas e impactantes!
No Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, a ponte Irineu Bornhausen é a primeira grande obra construída com concreto branco. Mas é a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, que possui mais relevância para a arquitetura nacional. Essa obra ficou pronta em 2008 e é assinada pelo arquiteto português Álvaro Siza. A Fundação Iberê Camargo foi a primeira obra grandiosa totalmente erguida em concreto armado branco.
Mas não é só isso, não! Essa obra recebeu todos os cuidados que o concreto branco necessita. Houve um controle técnico muito rigoroso. A produção da massa foi realizada in loco. Aditivos retardadores de pega foram acrescentados como solução para evitar a ascensão de nata, que causaria manchas nas superfícies aparentes das peças. E para eliminar quaisquer possíveis fissuras, geradas pela perda de água na cura, foi montado um sistema de irrigação que ficou em funcionamento durante dez dias ininterruptos.
Viu? Como o concreto branco é uma inovação que está ganhando espaço na construção civil, principalmente em obras públicas? Você também já pensou em utilizar esse tipo de concreto na construção ou reforma do seu imóvel? Compartilhe esse artigo com outras pessoas que também querem saber mais sobre a inovação do concreto branco na construção civil.