siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700

Gêmeos digitais: você conhece essa técnica?

Digital twins ou gêmeos digitais é o nome da tecnologia que avança, cada vez mais, em direção à construção civil permitindo alterações em obras que estão em projetos virtuais antes de serem concretizadas no mudo real. 

A construção civil também é um setor que está repleto de novas estratégias e novidades digitais e o uso da tecnologia na engenharia já é uma realidade há muito tempo e o digital twins é uma inovação que está transformando o mercado da construção civil. 

Nesse artigo, você irá compreender mais sobre como aplicar o digital twins ou gêmeos digitais na sua obra e na construção civil em geral. Vamos lá? 

Digital twins: o que são e como aplicá-lo na construção civil 

Digital twins é uma expressão de origem inglesa que pode ser traduzida como “gêmeos digitais”. Eles são versões virtuais de projetos e sistema reais. Porém, o conceito vai muito além disso. Vamos entender por quê?

Os gêmeos digitais oferecem maior desenvolvimento às obras, da mesma forma que a Inteligência Artificial e o uso da metodologia BIM. No entanto, no caso do digital twins é coletado os dados do projeto do mundo real e é feita uma cópia no mundo virtual. Para isso, são usados scanners 3D, por exemplo e muitos outros dispositivos. 

A partir daí, essa cópia virtual se torna uma representação exata do projeto real, sendo capaz de simular os mesmos desempenhos e funções do projeto original. Por exemplo, imagine que você irá construir um sobrado. Ele irá existir no mundo real, mas você também irá construí-lo no mundo digital. 

Pois bem. Esse projeto digital irá conseguir fazer todos os testes e explorar todas as ideias que você precisa ou deseja e, dessa forma, irá permitir mudanças e alterações no projeto real. 

Ou seja, os gêmeos digitais permitem exatamente isto: o aumento da eficiência e das possibilidades da engenharia na construção civil e a redução dos riscos. 

Construção civil: ela oferece espaço para os digital twins

A resposta é sim. A expectativa é de que, nos próximos anos, o uso dos gêmeos digitais seja ainda maior dentro do setor da construção civil e da engenharia. Aliás, eles já estão sendo cada vez mais procurados. 

E isso acontece por conta do avanço da própria tecnologia, desde a inteligência artificial até a análise de dados e a internet das coisas. Imagine que com qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, a equipe de obras pode checar todos os dados da versão digital do projeto e analisá-los de modo que dê para prever os próximos desempenhos. 

Com essas informações, você passa a ter a opção de realizar diversos testes nos gêmeos digitais até encontrar resultados que sejam totalmente satisfatórios para as equipes de obras. Para isso, podem ser feitas simulações que encontrem soluções adequadas aos problemas de engenharia e construção civil e intervir com precisão na obra em si. 

Alguns dos benefícios da implementação dessa tecnologia é o domínio sob o projeto, já que o digital twins dá liberdade para testar vários materiais, ambientes, estruturas sem temer os riscos por se tratar de um ambiente virtual. 

Outro benefício dos gêmeos digitais é a possibilidade de prever os resultados, porque a tecnologia é capaz de apontar os problemas da sua obra antes que eles sejam concretizados no mundo real e tragam prejuízos. 

E uma das vantagens mais interessantes é que a sua obra não precisa estar em andamento para que seja usada a tecnologia do digital twins. Basta inserir os dados que estão no planejamento virtual e ele mostrará as mais diversas ideias que vão contribuir com a construção das obras. 

Agora você já sabe o que é o digital twins e para que serve essa tecnologia na construção civil. Então, que tal compartilhar esse artigo com outros profissionais do setor que também precisam entender melhor sobre os gêmeos digitais