siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700
Saiba quais são as principais tendências de materiais de construção civil e suas inovações no setor que estão conquistando a preferência dos consumidores e elevando o segmento dentro da economia brasileira.

Saiba quais são as principais tendências de materiais de construção civil e suas inovações no setor que estão conquistando a preferência dos consumidores e elevando o segmento dentro da economia brasileira.

Um dos setores mais primordiais da economia brasileira é a construção civil e ela está em constante evolução no segmento impactando todos os demais setores à sua volta, inclusive o comércio. 

Neste ano, de 2024, essa evolução também pode ser percebida e observada nos materiais de construção civil com as novas tendências que estão ganhando espaço e a preferência dos consumidores. 

Neste artigo, vamos elencar as principais tendências desses materiais, que estão em evidência, neste ano, e devem permanecer por um bom tempo atuando fortemente no setor. Acompanhe com a gente nos próximos parágrafos. 

Tecnologias inovadoras: elas ocupam relevância direta no cenário da construção civil

Tecnologias como a realidade aumentada, impressão 3D, (IA) inteligência artificial já são novidades que estão sendo utilizadas na construção de estruturas de concreto e impactam na redução de custos e na otimização do tempo, além de melhorar a qualidade das obras. 

E o que dizer do uso de materiais de construção mais ecológicos ligados à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade? Esse tipo de material já está sendo utilizado ajudando na redução do desperdício. 

Porém, outros materiais inovadores estão ganhando espaço no setor ao longo deste 2024 mudando a maneira como constrói-se e projeta-se os espaços, como residências, por exemplo.  

E quando o assunto é sustentabilidade lança-se mão dos materiais de construção civil que promovem a sustentabilidade nas obras. Esses materiais sustentáveis são produzidos a partir de recursos reciclados, reduzindo o desperdício e a necessidade de extrair mais recursos naturais. 

Alguns exemplos que estão ganhando destaque são: madeira certificada, concreto verde e o tijolo ecológico. As telhas solares são outra inovação no setor e que trazem a solução energética para o futuro. 

Elas têm painéis com capacidade de coletar a energia do sol e direcioná-la para a utilização do edifício, já que se trata de uma energia renovável e limpa. E o que dizer da inovação nos materiais de construção, que é o concreto dobrável? Pode parecer mentira, mas não é! 

O concreto dobrável é produzido com fibras poliméricas e ele surgiu como uma tentativa de diminuir as possibilidades de o material rachar. Ele é mais flexível, tem melhor absorção ao choque e possui, aproximadamente, 500 vezes mais resistência que o concreto tradicional às rachaduras. 

Ainda dentro das inovações e tendências de materiais de construção podemos destacar o grafeno, que é tido como um dos materiais mais resistentes e fortes já descobertos, quando adicionado a produtos como concreto, tintas e argamassas. 

O grafeno consegue otimizar as propriedades físicas e mecânicas desses elementos, que são tão importantes para uma construção. Afinal, o grafeno é considerado um excelente condutor de eletricidade e de calor. 

E, por fim, precisamos citar também o cimento gerador de luz. Isso mesmo! 

Ele foi criado e desenvolvido por um pesquisador de uma universidade do México, durante um estudo, no qual ele conseguiu desenvolver um material capaz de absorver e irradiar luz. 

Produzido de sílica, resíduos industriais, areia de rios, álcalis e água, o cimento gerador de luz tem durabilidade superior a 100 anos e pode ser uma excelente solução para piscinas, fachadas e estacionamentos. 

Quais destas tendências de materiais de construção civil você mais gostou? Aproveite e invista neles, durante este ano, e esteja sempre um passo à frente da concorrência usando esses materiais inovadores! 

Se você gostou dessas orientações, compartilhe esse artigo com quem você conhece e continue por aqui navegando no nosso site.

Veja mais notícias