siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700

A importância da tecnologia no segmento da Engenharia e da construção civil

Entenda agora qual é a importância da tecnologia nos avanços da engenharia e da construção civil e saiba quais as tendências que estão impactando o segmento no avanço e na agilidade dos processos.

A importância da tecnologia no segmento da construção civil acontece porque seu uso é capaz de elevar a produtividade e a competitividade do setor. Seguindo o conceito de indústria 4.0, essa tendência incorpora inovações no dia a dia dos trabalhadores, que passam a lidar com novos conceitos.

Desde a I.A. (Inteligência Artificial), passando pela automação até uma grande quantidade de dados (big data). A tecnologia chega até a estrutura das edificações, repensando os materiais e processos empregados.

Essas são as tendências que estão impactando o segmento e, neste artigo, trazemos as principais tecnologias e sua importância para o setor da construção civil

Tecnologia de Construção: entenda o que ela significa

A tecnologia na construção civil pode ser definida como o estudo e aplicação de técnicas, métodos e ferramentas utilizadas na indústria deste setor. Como esse segmento pertence ao ramo da engenharia é comum que seja bastante influenciado por inovações tecnológicas que trazem progressos na construção. 

Para isso, várias organizações investem em pesquisas, mantendo-se atualizadas sobre os instrumentos e novas teorias disponíveis no mercado. Com a globalização todo esse processo ganhou mais velocidade, principalmente, com a quarta revolução industrial. 

Em outras palavras, as inovações tecnológicas são aliadas importantes na redução e até na eliminação de um dos maiores problemas do setor: o desperdício, seja de recursos materiais, humanos e até financeiros.

Além disso, o tempo é outro item escasso que impacta no atraso de entrega de obras devido a pressão feita pelas construtoras para que se entregue as edificações num prazo cada vez mais apertado. 

Sem reforços da tecnologia, torna-se mais difícil cumprir essas metas e ainda ter de enfrentar consumidores mais exigentes, maior concorrência. Nesse cenário, as instituições necessitam priorizar a melhoria na qualidade das edificações, modernização de processos e na inovação. 

E esses três quesitos exigem mais investimentos em tecnologia a fim de gerar construções de maior qualidade erguidas através de projetos ágeis e com custo reduzido.  

Inovações na Construção Civil: veja alguns exemplos

  • Impressão 3D

Em fevereiro de 2020, um prédio construído em Dubai chamou a atenção do mundo. Com dois andares, a edificação é a maior já feita com impressora 3D, gerando uma economia de US$ 400 mil em mão de obra, já que foi necessário contar com apenas três funcionários no canteiro de obras. 

Paredes e tetos foram impressos por meio de prototipagem rápida e, em seguida, movidos por um guindaste para erguer o edifício, que tem 640 metros quadrados de área e quase 10 metros de altura.

Com exceção das fundações, o prédio foi construído com uma mistura de compostos reciclados, cimento e gesso.

  • Bioconcreto

Dentre os materiais capazes de revolucionar as edificações, cabe destacar o bioconcreto. Também conhecido como concreto inteligente ou concreto vivo, ele foi pensado como solução para as rachaduras no concreto, comuns depois de algum tempo de uso.

Na construção civil, o bioconcreto consiste em uma mistura bastante parecida com o material convencional, porém, com agentes de cura. Esses elementos são bactérias que ficam adormecidas junto a uma fonte de alimento (lactato de cálcio), dentro de uma cápsula de plástico biodegradável.

Quando o concreto sofre infiltrações, a água que entra por rachaduras desperta esses microrganismos, que se alimentam com o lactato e produzem calcário, preenchendo os buracos no concreto.

  • Sistemas em Nuvem

Nuvem é o local de armazenamento na internet, que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.

Atualmente, a nuvem vem sendo bastante utilizada por empresas de todos os setores, inclusive da construção civil, que inserem mecanismos de proteção em seus espaços, garantindo que apenas os funcionários visualizem as informações que estão salvas ali.

Assim, empregados de diferentes filiais ou que estejam em canteiros de obras podem colaborar com o projeto simultaneamente, de maneira simples e rápida. Basta que façam modificações no sistema em nuvem para que os colegas, gestores e até o cliente final sejam informados sobre essas mudanças.

  • Máquinas Automatizadas

Controlados à distância por funcionários qualificados, esses equipamentos agregam agilidade e segurança aos processos, produzindo itens em grande escala. Um exemplo clássico é a substituição da mão de obra por robôs nas tarefas operacionais repetitivas, como apertar parafusos.

  • Inteligência Artificial

Atualmente, os robôs usados em diferentes indústrias são cada vez mais sofisticados. Alguns possuem a capacidade de tomar decisões de modo autônomo e até aprender tarefas, através do processo chamado machine learning.

  • Realidade Aumentada (RA)

O emprego da realidade aumentada na construção civil faz a diferença nos projetos, que podem ser demonstrados com facilidade por meio dessa tecnologia imersiva. Basta que os arquitetos usem softwares que expressem desenhos nesse formato, permitindo, inclusive, a correção de possíveis erros – e economia – antes que a edificação seja erguida.

Viu? Quantas contribuições a tecnologia pode trazer para a engenharia e para a construção civil a fim de evoluir o setor? Então, compartilhe esse artigo com sua rede de contatos e aproveite que você já está aqui, no nosso site, e continue navegando nele para conhecer mais sobre a nossa empresa – SITI.