siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700

Normas e Regulamentações na Construção Civil: saiba quais são as principais 

Entenda qual a diferença entre NRs e NBRs no segmento da construção civil e conheça as principais Normas Regulamentadoras que regem o segmento.

A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e impulsiona excelentes índices da economia no país. No entanto, ela também é um dos segmentos que mais exige regulamentações e normas que norteiam o trabalho dos profissionais deste setor. 

Um diferencial que vale a pena considerar é que as normas e regulamentações na construção civil estão totalmente atreladas à Segurança do Trabalho, já que resguardar os trabalhadores de possíveis acidentes e de problemas jurídicos também é função das NRs. 

Portanto, nos próximos parágrafos elencaremos as principais normas e regulamentações do segmento da construção civil para que você tenha mais conhecimento e saiba sobre a importância dessas metodologias para a realização correta dos serviços. 

Construção civil: veja agora quais são suas principais normas e regulamentações 

A princípio, as normas e regulamentações na construção civil não devem ser confundidas com as NBRs. Embora sejam parecidas, elas têm funções diferentes ao aplicá-las na construção civil. As NRs dão orientações, como uso de EPIs e EPCs a fim de garantir a integridade física e a saúde dos profissionais nos locais de trabalho. 

De maneira simplificada, podemos dizer que as NRs são Normas e Regulamentações criadas pelo Governo e são direcionadas especificamente para a Segurança do Trabalho. Enquanto as NBRs são normas que não são necessariamente exigidas legalmente, mas elas também servem como roteiros para a realização dos procedimentos construtivos, não sendo focadas só na proteção.

Diante disso, nesse artigo, vamos nos limitar às normas e regulamentações na Construção Civil, que são as NRs. Confira, agora, as principais delas que norteiam a segurança no trabalho, neste segmento:  

NR 18 = é a principal delas e estabelece as diretrizes de planejamento e organização para canteiros de obras e implementa medidas de controle e sistemas preventivos de segurança em quaisquer que sejam os processos. 

NR 5 = essa norma determina a constituição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para as empresas com mais de 19 colaboradores e com alto grau de risco. O objetivo é identificar riscos potenciais, contribuindo com a orientação e a fiscalização das medidas de segurança. 

NR 6 = Sem dúvidas, mais uma das normas e regulamentações na construção civil, essa norma que é muito importante  para assegurar o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para cada função exercida nas obras. 

NR 8 = Essa norma descreve os requisitos que precisam ser observados com atenção nas edificações a fim de garantir as condições seguras aos trabalhadores nas obras, como rampas de acesso, pisos e escadas, por exemplo. 

NR 9 = Essa norma exige a criação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) com inventário de riscos e o plano de ação. Esse documento vai apontar desde os riscos ambientais até os ocupacionais e precisa ser elaborado por um Técnico em Segurança do Trabalho. 

NR 10 = Ela direciona para as instalações e serviços elétricos, regulando todas as condições que precisam existir para os profissionais desempenharem seu trabalho com o maior índice de segurança. Até porque, as situações de trabalho estão ligadas às instalações elétricas de alta tensão e energizadas. Viu? Como é importante saber quais são as principais normas e regulamentações na construção civil? Agora que você já sabe, aproveite para compartilhá-las com outros profissionais que também precisam saber sobre elas. E aproveite que você está por aqui e continue navegando pelo nosso site. Conheça mais da nossa empresa.