Entenda agora como conseguir fazer, de modo eficiente, a manutenção preventiva para a economia de custos nos ambientes corporativos, sem impactar na qualidade e produtividade dos negócios.
Temos certeza de que uma das metas na sua empresa é reduzir custos com a manutenção dos equipamentos e, para isso, é preciso que seja realizada a manutenção preventiva. Até porque, a prevenção é a melhor ferramenta para a redução de custos, principalmente quando se trata de equipamentos.
Esse tipo de prevenção deve ser feito em intervalos predeterminados a fim de reduzir desde as probabilidades de falhas até a degradação dos equipamentos, incluindo os riscos de acidentes de trabalho. Isso já será um grande investimento para a empresa.
É importante ter em mente que a manutenção preventiva evita interrupções repentinas, aumenta a vida útil do equipamento, agiliza processos e ainda reduz custos com a compra emergencial de peças de reposição.
Prossiga a leitura desse artigo e veja nos próximos parágrafos outras orientações sobre a economia de custos a partir da manutenção de prevenção. Vamos conferir?
Manutenção de prevenção: algumas orientações para otimizá-la
Sempre são válidas todas as tentativas para se equilibrar as finanças de uma empresa, sem impactar negativamente na qualidade e na produtividade dos negócios. E uma das estratégias eficaz para alcançar esse objetivo é investir na manutenção preventiva dos equipamentos.
Para começar tenha um bom plano desse tipo de manutenção a fim de estabelecer desde a frequências das inspeções até as possíveis trocas de peças. Dessa forma, as manutenções planejadas fazem com que as paradas sejam mais rápidas.
Também vale a pena elaborar um mapeamento de vulnerabilidade de cada equipamento, considerando, por exemplo, as características de cada equipamento e seu tempo de uso, bem como o histórico de manutenção de prevenção de cada um deles e a necessidade da troca de peças.
E a vida útil de cada máquina? Você já observou qual é a curva de vida útil dos equipamentos da sua empresa? Essas percepções fazem parte da manutenção preventiva e variam de um equipamento para outro.
Por isso, esse ciclo de vida útil é individual e começa com a compra do equipamento até a sua desativação. Nesse quesito, a tecnologia pode ser uma aliada na redução dos custos com a manutenção preventiva através de planilhas que apontem a duração média dos ciclos de vida útil.
E, claro, ter o controle eficiente das peças de reposição para trocas também são fundamentais nesse processo de manutenção de prevenção. Para isso, ficar atento ao estoque é fundamental para controlar os itens necessários na quantidade ideal para suprir as necessidades dos equipamentos durante a manutenção preventiva.
Gostou dessas orientações? Agora, você já sabe como proceder na sua empresa para economizar custos a partir da manutenção preventiva. Então, compartilhe esse artigo com outros colegas que também precisam saber disto e continue navegando, aqui, no nosso site para conhecer mais da nossa empresa.