siti@siti.com.br
+55 (19) 3891.9700
Saiba, agora, quais são as principais diferenças entre as estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas e entenda que elas não são sinônimas e possuem particularidades.

Saiba, agora, quais são as principais diferenças entre as estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas e entenda que elas não são sinônimas e possuem particularidades.  

Você também tem essa dúvida? Então, chegou a hora de entender as diferenças entre esses dois tipos de estruturas de concreto tão utilizadas na construção civil.  

Vale ressaltar que ambas surgiram, neste segmento, para aumentar a eficiência nas construções, dando mais agilidade e praticidade às obras, sem perder qualidade e nem segurança. 

O importante é saber quais são as diferenças entre as estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas para que sejam feitas escolhas corretas de projetos e quais as vantagens de cada tipo. 

Nos próximos parágrafos você irá entender melhor sobre esse assunto. Continue sua leitura e aprenda com a SITI. 

Pré-moldadas e pré-fabricadas: diferenças básicas nas estruturas de concreto

Vamos começar explicando que as estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas (lajes, paredes, vigas…) também são conhecidas como construção modular que é definida por etapas: os módulos que serão usados na edificação são produzidos em linha de montagem, transportados até o local da obra e montados dando forma à construção. 

Tanto nas estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas são muitas as vantagens, mas a principal delas é a redução na geração de resíduos, mais agilidade na execução das obras, mais segurança no ambiente de trabalho e mais eficiência no desempenho em geral. 

No entanto, esses dois tipos de estruturas de concreto não são sinônimos. O pré-moldado de concreto é produzido pela moldagem desse material em uma fôrma muitas vezes reutilizável. A peça é criada em um ambiente controlado, podendo ser fabricada até mesmo no próprio local da obra.

Já as estruturas de concreto pré-fabricadas possuem um alto rigor técnico e qualidade mais detalhada que avalia cada fase do processo de fabricação, além de passar por catalogações como registro de data, tipo de concreto e aço utilizados e assinatura dos responsáveis. 

Portanto, a principal diferença entre as estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas é que uma é produzida industrialmente e a outra é produzida em locais específicos com menos exigências de controle.

Essa diferença refletirá diretamente na maneira como os dois tipos de estruturas de concreto são aplicados. Os pré-moldados estão nas construções de pequena e média escala, como residências. Já os pré-fabricados estão nas construções de grande porte, como fábricas, indústrias e galpões. 

Entendeu agora as diferenças básicas entre as estruturas de concreto pré-moldadas e pré-fabricadas? Continue acompanhando a SITI em nossas redes sociais e aproveite que você já está aqui, no nosso site, e veja mais da nossa empresa. 

Veja mais notícias